terça-feira, julho 12, 2011


Homenagem a Porto Feliz

0



                                    Historia de Porto Feliz SP

Por volta do ano de 1693 às margens do rio Tietê, na época denominado Anhemby, nas terras de Antônio Cardoso Pimentel se iniciou a origem do povoado de Araritaguaba. Diante do fato de araras bicarem com freqüência um paredão salitroso existente no local, os indígenas guaianazes denominaram o povoado de Araritaguaba, que significa lugar onde as araras comem pedras.
O Porto de Araritaguaba, banhado pelas águas navegáveis do Tietê, tornou-se local de partida das grandes expedições fluviais, denominadas de monções. Organizadas pelos bandeirantes nos séculos XVII e XVIII, as expedições em busca das minas de ouro de Cuiabá, promoveram a colonização do interior brasileiro, superando as fronteiras impostas pelo Tratado de Tordesilhas.
Devido a grande concentração de bandeirantes no local, o Porto de Araritaguaba adquiriu considerável desenvolvimento, sendo elevado à categoria de Vila em 13 de outubro de 1797, já com o nome de Porto Feliz. Como as viagens dos bandeirantes apresentassem muitos perigos e obstáculos, a volta ao Porto era acompanhada de muita festa e alegria, fato que originou o nome Porto Feliz.
A importância da História
Porto Feliz contribuiu de maneira significativa no processo de construção do território nacional. A História da cidade surge justamente com o movimento das Monções, importante fase do bandeirismo paulista. As expedições fluviais de descobertas de novas terras, comércio e povoamento, organizadas pelos bandeirantes, eram denominadas de monções (termo de origem árabe que significa vento favorável à navegação).
O período mais importante das Monções ocorreu por volta do século XVIII, após as descobertas das minas de ouro de Cuibá. Do Porto de Araritaguaba, antigo nome de Porto Feliz, partiam as monções que navegando pelo rio Tietê e outros grandes rios, em busca de riquezas, expandiram as fronteiras brasileiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas.

                                                                                              As Monções


O movimento das Monções, fase importante do bandeirismo paulista, ocorreu entre os séculos XVII e XVIII. O termo de origem árabe, que significa vento favorável à navegação, passou a se referir as expedições fluviais organizadas pelos bandeirantes. Partindo do Porto de Araritaguaba, hoje Porto Feliz, as monções navegavam cerca de 3500 quilômetros em águas do rio Tietê para atingir as terras do Mato Grosso.
As viagens, perigosas e cheias de obstáculos, eram realizadas em batelões (embarcações semelhantes a canoas fabricadas em um tronco só ) levando aproximadamente cinco meses para chegar ao local de destino. Havia dois tipos de expedições: as reunidas, formadas pelo governo, levando forças militares e autoridades administrativas; e as particulares, executadas por pessoas interessadas no comércio com as áreas de mineração.


E aqui está a minha homenagem pra essa cidade tão maravilhosa que é Porto Feliz

Essa é a minha criação mais recente é um Anucho Bandeirante.

0 comentários:

Postar um comentário

COMENTE AQUI !